"Nada mais importante que estudar a vida, mesmo que esteja inserida em uma minúscula célula"

domingo, 22 de maio de 2011

Sintetizando as proteínas e enzimas

Os aminoácidos presentes na célula são atraídos pelos ribossomos, que com o material genético RNA (RNA ribossômico), vão construir grandes cadeias de proteínas, que posteriormente serão utilizadas em processos da própria célula.
As enzimas são produzidas nos ribossomos que estão colados ao retículo endoplasmático. De lá, elas vão para dentro do retículo, onde serão agrupadas em grandes números, depois “enviadas” para o complexo de golgi, onde serão finalmente expelidas da célula.

 

"A natureza deve ser considerada como um todo, mas deve ser estudada em detalhe." Mário Bunge

Ribossomos

Os Ribossomos foram observados pela primeira vez por Palad, ao microscópio eletrônico, na forma de partículas ou grânulos densos. Eles são compostos, quimicamente, de RNA ribossômico e proteínas.
São encontrados em todas as células e podem estar espalhados no citoplasma, presos uns aos outros por uma fita de RNA formando polissomas (também chamados de polirribossomas), ou retículo endoplasmático (formando assim o retículo endoplasmático rugoso ou granular). Já nas células procarióticas são encontradas livres no hialoplasma, onde tem sua origem. Neste tipo de célula, elas são criadas a partir de proteínas e RNA ribossômico específicos, por um processo de auto-construção, ou seja, os ribossomos procariontes, constroem-se sozinhos a partir de seus componentes.
Os Ribossomos representam uma espécie de suporte para interação ordenada das diversas moléculas envolvidas na síntese de proteína. As células realizam um esforço considerado para a produção dessas organelas que são de grande importância.


Apresentação - First Post

Esse blog é destinado a fornecer informações sobre Ribossomos. É um trabalho solicitado pelo professor de biologia do Ifes, Marcelo Simoneli.

Esperamos que gostem (: